Vagus Nerve Stimulation

Não há nada mais angustiante para os pais do que ver o filho sofrer com uma doença. Algumas moléstias, em especial, afligem ainda mais os pais, como é o caso da epilepsia e do câncer.

Diante do elevado custo, muitas crianças não têm a oportunidade de um tratamento digno ou acesso aos mais avançados medicamentos para a cura da doença.

No caso da epilepsia, por exemplo, o único equipamento capaz de amenizar os riscos dos ataques é fabricado apenas por uma multinacional americana, o qual é implantado no corpo da criança para que o nervo vago seja estimulado – vagus nerve stimulation – por meio de um gerador de pulso implantado e um fio condutor, levando à estabilização da atividade elétrica anormal no cérebro.

O equipamento traz alívio para os pais das crianças com epilepsia, na medida em que, estima-se que aproximadamente um terço das pessoas com epilepsia não respondem totalmente aos medicamentos anticonvulsivos.

Entretanto, em razão da alta complexidade e da tecnologia, o custo para aquisição deste equipamento é de aproximadamente R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), o que alija diversas crianças do tratamento, pois a compra do equipamento não é autorizada pelos planos de saúde, assim como o dispositivo não está na lista dos equipamentos fornecidos pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

De qualquer modo, considerado que a vida e a saúde são bens garantidos constitucionalmente, a criança, por meio de seus pais, pode buscar o Poder Judiciário para ter garantido o acesso aos mais modernos tratamentos e fornecimento de equipamentos de ponta, o que inclui o equipamento para amenizar os efeitos da epilepsia.

Então pai, caso você se encontre nessa situação, procure um advogado de sua confiança para garantir um tratamento digno ao seu filho.